segunda-feira, 7 de julho de 2014

Em casa

Me apaixonei pelo Chile pelos motivos já expostos anteriormente e pretendo voltar para conhecer melhor, gostei do Peru pelo pouco que conheci (Cusco, Aguas Calientes e Puno) e também da Bolívia mesmo não tendo conhecido devidamente La Paz.

Para quem for se aventurar eu recomendo comprar roupa de frio nas ruas Illampu, Murillo e Santa Cruz. Compre presentes e tudo mais em La Paz, porque é muito barato.
Se quiser conhecer mais lugares na Bolívia vá ao centro de informação turística. Você pode conhecer Tiwanaku, Sorata, onde tem a gruta de São Pedro e Copacabana. Para os três lugares você tem que pegar ônibus no cemitério. Para ir ao cemitério pegue um mini-bus. Outra opção é ir a Coroico pegando o ônibus em Villa de Fátima. Também pode pegar o trêm andino, viajar 18h para Uyuni, onde tem o Salar. Infelizmente o soroche não me deixou conhecer muito de La Paz.

1 - Viagens pela América do Sul: Documento de identidade com foto recente expedida a menos de 10 anos. Quem tiver passaporte, é  bem melhor levar.

2 - Vacine-se contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e tirar o certificado internacional de vacinação num dos postos da ANVISA espalhados pelo Brasil. Em Vitória fica no aeroporto.

Dessa vez não farei comentários sobre trechos de rodovia até porque não tenho como comentar pois não fui de moto mas posso comentar sobre o trecho mais bonito.

Trecho mais bonito:
Entre Copacabana e Puno aonde o ônibus atravessou o Lago Titicaca de balsa.

Cidade mais bonita:
Valparaiso.

Lugares mais bonitos:
Lago Titicaca e Machu Picchu.

Lista de albergues e hotel:
Santiago - Hostel Cienfuegos -  http://www.hisantiago.cl/
Valparaiso - Hostel PataPata - http://www.patapatahostel.com/
La Paz - Hostel Onkel Inn 1886 - http://www.onkelinn.com/
Tiwanaku - Hotel Akapana - http://hotelakapana.com/
Copacabana - Hostel Colonial del Lago - http://www.travbuddy.com/Hostal-Colonial-v428209#4
Cusco - Hostel Loki - http://www.lokihostel.com/cusco


"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. (Amyr Klink)

Um comentário:

  1. Você fez uma das viagens dos meus sonhos. Acompanhar seus registros foi bem divertido, mas que bom que voltou!
    Ah e obrigada por compartilhar muitas fotos (principalmente das lhamas) e dar dicas sobre os lugares. Espero em breve poder fazer uma viagem como essa (meu sonho é conhecer toda a América Latina). Mas diga já começou a pensar na próxima viagem? Quem sabe não fazemos uma mega excursão? rs

    ResponderExcluir