terça-feira, 17 de julho de 2012

De norte a sul

Cheguei no destino final da viagem domingo. Natal! Mas vamos voltar ao caminho até aqui.
Acordei cedo em Recife, tomei o café da manhã e fui rodar a cidade. Infelizmente era domingo e não tive oportunidade de conhecer a cidade direito pois estava tudo fechado. Passei pela orla que é bonita, fui até Olinda e segui meu caminho até João Pessoa. Estrada em Recife não é muito boa mas logo começa o trecho duplicado pelo exército que é um tapete e que vai até Natal. Sem dúvida um dos melhores trechos de toda a viagem e é quase toda reta. Fiz de Recife a Natal em 3 horas. Não fiquei em João Pessoa porque o albergue lá não tinha vagas devido a um congresso de direito que está tendo na cidade, então resolvi esticar até Natal, até porque já estava ansioso para chegar logo e também porque já estava cansado de pegar estrada todo dia. Cheguei aqui ontem a tarde e já gostei muito do visual da cidade, das praias e também fiquei impressionado com o albergue que é um castelo, você se sente na era medieval e o clima da galera é um dos melhores de todos os albergues que já fiquei. Conheci aqui pessoal de Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Manaus, Maceió, Foz de Iguaçu, Porto Alegre e Espanha. Aqui me lembrou muito o clima do Unplugged no Uruguay, primeiro dia e já teve um churrasco em um espaço aqui do albergue.
Ontem fui trocar os raios que quebraram na estrada lixo entre Recife e Maceió e desempenar o aro para não correr riscos e comprei uma câmara reserva. A oficina foi indicada pelo novo amigo José Felipe, diretor regional do Steel Goose Moto Clube, que me deu todo o suporte possível aqui em Natal. A tarde fui conhecer a cidade, passei pelo centro histórico e segui pela orla até o Forte dos Reis Magos. Um lugar lindo que me deu vontade de ficar horas. Amanhã farei o famoso passeio de bugre pelas dunas e pelas praias do norte. No fim das contas não fui do Oiapoque ao Chuí mas percorri toda a BR101.
Acabei de saber que no estado tem plantação de várias frutas, em especial caju e abacaxi, na rodovia eu passava por barracas e subia o cheiro de abacaxi. Deu até vontade.
Uma curiosidade, no sul as pessoas não sabiam nem aonde ficava o Espírito Santo, os nordestinos não só sabem aonde fica como a grande maioria que eu disse de onde era já tinham ido ao estado e sabiam até os nomes das cidades da Grande Vitória. A diferença entre o povo daqui e do sudeste/sul é gritante. Uma coisa que esqueci de citar é sobre o sueco que conheci em Maceió que disse conhecer todo o litoral brasileiro e que as melhores praias do ES estão em Vila Velha. ¬¬
Aqui tá um calor absurdo durante o dia e fiquei sabendo agora a pouco (pela Karini) que está chovendo e frio na minha terrinha. Espero voltar com sol.
Agora fiquem com a melhor frase de ontem: "Ôxi moço, a rodovia fica pequena com essa moto e parece que tá andando de bicicleta. Digaí?" (um frentista de um posto em Pernambuco)
Agora pense nessa frase com o sotaque pernambucano!

 Em Recife o bicho pega literalmente



Centro histórico de Olinda


 Só reta


 Albergue em Natal


Guilherme, mineiro gente boa





Galera 1000%





Forte dos Reis Magos









3 comentários:

  1. Até o Nordeste-Nordestino parece ter mais coisas e ser mais organizado do que o Espírito Santo. Pena que aí também feche aos domingos.

    ResponderExcluir
  2. Cara Natal é muito show!!!! Ae Que alberque é esse hem !!!! show !!!!

    ResponderExcluir